MTur divulga lista de propostas habilitadas a participar do Projeto Experiências do Brasil Rural

Os projetos selecionados agora passam por uma etapa de classificação. Ao todo, serão contempladas oito rotas turísticas

O Ministério do Turismo divulga nesta sexta-feira (09.04) o resultado das propostas habilitadas a participar do Projeto Experiências do Brasil Rural, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. Nesta etapa, foram habilitadas, inicialmente, 15 propostas, que devem passar ainda por um processo classificatório. Ao final, a expectativa é selecionar oito projetos das cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões do país.

Com a divulgação dos resultados parciais, o prazo para encaminhamento de recursos está previsto para o período de 12 a 16 de abril. Os requerimentos serão analisados e o resultado com a definição das oito rotas turísticas que vão integrar o projeto deve ser anunciado no dia 22 de abril. Ao todo, o Ministério do Turismo recebeu 52 propostas de instituições interessadas em participar do “Projeto Experiências do Brasil Rural”.

Acesse AQUI o resultado da 1ª etapa – habilitação.

O “Experiências do Brasil Rural” é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). Por meio do projeto, serão selecionadas oito rotas turísticas que receberão apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços.

Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências. Ao final dos processos de estruturação, a meta é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.

ROTAS HABILITADAS – Entre as propostas pré-selecionadas estão o Caminho Sagrado, em Vila Flores (RS), que conta com opções culturais, atrativos históricos e gastronômicos, além da possibilidade do contato sustentável com a natureza. Outro roteiro é o Caminhos da Roça, localizado em Socorro (SP), na Serra da Mantiqueira, que abriga fazendas e propriedades rurais que possibilitam degustações de produtos caseiros, como queijos, iogurte, manteigas, café caipira, bolos, geleia, entre outros, além de pescaria e outras experiências do campo.

Há ainda o Circuito Turístico Caminhos da Roça, que fica na cidade de Afonso Cláudio (ES), e possibilita ao turista saborear a gastronomia típica da roça, incluindo vinhos caseiros e cachaça. E, também a Rota Amazônia Atlântica, na região de Bragantina, entre Bragança e Augusto Corrêa (PA), que oferta vivências rurais através de pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado. Estes são apenas alguns exemplos das rotas turísticas pré-selecionadas.

TURISMO RURAL - O projeto integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. O segmento representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos.

No Brasil já há uma série de empreendimentos rurais que estruturam atividades turísticas variadas e ofertam, por exemplo, experiências em colheitas de produtos agrícolas, participação no preparo de produtos como chocolates e vinhos e experiências gastronômicas características de cada região. Para saber mais, acesse o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural.

Por Amanda Costa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco