Secretaria de Turismo terá espaço para distribuição de brindes de boas-vindas aos turistas
Após 170 dias sem pousos e decolagens, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma as operações de pousos e decolagens a partir de segunda-feira (21/10). A reabertura contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, promovendo a circulação de aproximadamente 9 mil passageiros.
O governo do Estado estará presente na reabertura com um lounge receptivo preparado pela Secretaria de Turismo (Setur) na área externa do terminal. No espaço, haverá distribuição de chocolates, toucas de natal e pedras de ametista aos turistas. Para os primeiros voos de cada companhia, a pasta proporcionará a entrega de chocolates e tag de boas-vindas, com mil unidades ao todo. Para animar o momento, a Trupe de Natal e a estátua viva do Laçador também realizarão intervenções artísticas de acolhimento.
Horário de funcionamento e rotas iniciais
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, o primeiro voo do dia será uma chegada, às 8h10, de São Paulo. Neste primeiro momento, as rotas contempladas são: São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília. Os voos serão realizados das 8h às 22h em uma pista de 1.730m. O terminal, por sua vez, ficará aberto todos os dias durante as 24h.
Uma semana depois, na segunda-feira (28/10), a previsão é de 98 voos e aproximadamente 15 mil passageiros, números que saltam para 122 voos e cerca de 16 mil circulantes em 4 de novembro.
Embarque e desembarque
Na retomada, os procedimentos de check-in continuarão sendo realizados na área internacional (piso 2). O embarque retornará ao Embarque Doméstico (piso 3). O desembarque, por sua vez, retornará ao local oficial (piso 1). Sobre o horário de apresentação e check-in, a recomendação é de que os passageiros sigam as orientações de cada companhia aérea.
Estacionamento e mobilidade
Em relação ao acesso, o Pick Up Uber será realizado no piso 1, na via Central. Os táxis credenciados estarão no mesmo andar, mas próximos ao meio-fio. Transfers e receptivos ficarão no Terminal Rodoviário, ao lado do Edifício Garagem 3.
O controle do acesso para os carros particulares também será retomado, com tempo limite de dez minutos. Os estacionamentos disponíveis serão Edifício Garagem 2 (Redondo); 3 (Quadrado); e Estacionamento 4, descoberto, com acesso pela avenida Severo Dullius, passando a rotatória. Informações sobre preços e modalidades podem ser consultadas diretamente com a Estapar, empresa responsável pela administração da área.
Salgado Filho receberá mais de 10 mil pousos até março de 2025
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, principal porta de entrada aérea do Rio Grande do Sul, reabre suas operações na próxima segunda-feira (21), após quase seis meses de fechamento devido às fortes chuvas que atingiram o estado em maio deste ano. No total, são mais de 10 mil pousos programados entre outubro de 2024 e março de 2025.
A retomada das atividades marca um passo significativo para a recuperação do turismo no estado, que depende fortemente dessa infraestrutura para receber visitantes nacionais e internacionais. Grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que lideram o número de voos diretos para o estado, voltarão a ter fácil conexão com Porto Alegre e as outras cidades do estado.
“Estamos otimistas e acreditamos que esse retorno gradual das operações será um fator-chave para a retomada do turismo no estado. Esperamos um grande fluxo de turistas para eventos importantes como o Natal Luz de Gramado, que certamente se beneficiarão com a reativação dos voos", comentou Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul.
A tabela de voos programados reflete essa recuperação, com destaque para 3.386 voos provenientes de São Paulo (Congonhas), 2.398 de São Paulo (Guarulhos) e 1.221 do Rio de Janeiro, reforçando a importância desses mercados emissores. Segundo a análise do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul, a capacidade de assentos do aeroporto voltará a crescer gradualmente, passando dos 82.002 assentos programados para os últimos dias de outubro, para 267.422 em novembro e 288.536 em dezembro de 2024.
Contudo, a recuperação completa da capacidade de voos, especialmente os provenientes de outros países, só deve ocorrer entre abril e maio de 2025. Os voos internacionais com destino ao Salgado Filho ainda enfrentam desafios, com uma redução significativa na oferta de assentos, particularmente nos voos vindos da Argentina (-55,5%), Chile (-44%), Panamá (-50,7%) e Peru (-48,1%). Esses destinos só devem recuperar a capacidade instalada em comparação ao ano anterior a partir de março de 2025, indicando uma retomada mais lenta no fluxo turístico estrangeiro.
Notícia tirada do site: www.setur.rs.gov.br