Número de passageiros transportados no país chegou a 7,5 milhões
Como prova da gradual recuperação do setor aéreo no país, a demanda por voos domésticos, em janeiro deste ano, alcançou a marca de 91% do índice registrado antes do início da pandemia de coronavírus, em 2019. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o cenário é de crescimento: a demanda de passageiros aumentou 23% (aferida em RPK) e a oferta por voos avançou 20% (ASK). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (25.03) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No primeiro mês do ano, os aeroportos do país transportaram 7,5 milhões de passageiros em rotas nacionais. Trata-se de um aumento de 22% se comparado ao número de viajantes em janeiro de 2021.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, atribui os números em grande parte ao esforço do governo federal em vacinar a população contra a Covid-19 e garantir segurança sanitária nos destinos nacionais. “Estamos chegando a índices pré-pandemia, e isso é muito bom para o nosso setor. Permaneceremos trabalhando para que os turistas se sintam seguros ao trafegar pelo país”, disse.
Para promover um ambiente mais seguro no país, aliado à vacinação, o Ministério do Turismo, de forma pioneira, lançou ainda em 2020 o Selo Turismo Responsável, conferido a locais que se comprometem a cumprir protocolos para a prevenção da Covid-19. Ou seja, um incentivo à adoção de boas práticas sanitárias. Atualmente, mais de 30,8 mil estabelecimentos e guias de turismo já aderiram à iniciativa, adotando práticas mais seguras para turistas e trabalhadores do setor.
MOVIMENTAÇÃO NO CARNAVAL - Cerca de 2,4 milhões de pessoas devem passar pelos principais aeroportos do país durante o feriado de carnaval. É o que aponta um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo com dados da Infraero e das concessionárias dos principais terminais aeroportuários brasileiros. Guarulhos (SP) e Viracopos (SP) aparecem entre os mais movimentados do país, com 500 mil e 306 mil passageiros, respectivamente. Juntos, eles representam mais de um terço do total de pessoas que devem viajar no período.
CARTILHA - Os ministérios do Turismo e o da Justiça e Segurança Pública lançaram, no ano passado, a série de publicações “Consumidor Turista”, que reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo e que podem garantir melhores experiências aos turistas. O foco das primeiras três edições foi o transporte aéreo, que movimenta mais de 90 milhões de passageiros por ano no Brasil. Saiba mais AQUI.
Por Amanda Costa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Tirado do site www.gov.br/turismo