Grande parte dos aeroportos do país espera aumento na movimentação de passageiros em comparação com o mesmo período o ano passado.
O próximo feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, deve movimentar os aeroportos do país e, consequentemente, o turismo brasileiro. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta que mais de 1,7 milhão de pessoas devem passar pelos principais terminais aeroportuários do Brasil entre esta sexta-feira (08.10) e a próxima quarta-feira (13.10). Os Aeroportos Internacionais de Guarulhos e Viracopos-Campinas estão entre os mais movimentados, recebendo cerca de 365 mil e 242 mil passageiros, respectivamente.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a estimativa é animadora e mostra que o turismo está voltando a ser o que era antes. “Os turistas estão ganhando mais confiança em viajar pelo país graças às medidas adotadas pelo governo federal, que criou protocolos sanitários e avança, cada dia mais, na imunização do povo brasileiro. Estamos voltando aos níveis pré-pandemia e vamos além, trabalhando para ver todo o potencial do nosso setor se tornar uma realidade”, destacou o ministro.
Segundo dados da Infraero, cerca de 700 mil pessoas são esperadas nos terminais administrados pela operadora, mais de 60% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Apenas o aeroporto de Congonhas aguarda 198 mil passageiros, número 122% maior do que o registrado em 2020. Assim como o terminal paulista, dos 37 aeroportos operados pela Infraero, 27 estimam aumento no número de viajantes para este ano durante o feriadão de 12 de outubro em comparação com 2020.
Os aeroportos de Fortaleza e Confins (MG) também esperam uma grande movimentação de pessoas, com estimativa de receber, respectivamente, 66 mil e 110 mil passageiros. O terminal internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, aguarda 82 mil passageiros durante o feriado, um crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já o aeroporto de Brasília, maior centro de conexões de voos do país, espera uma movimentação de 190 mil passageiros e 1.435 voos, sendo dez extras para atender a demanda. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a movimentação deste feriado deve ser 5% superior ao último feriado de 7 de setembro.
Entre os destinos mais buscados pelos viajantes para os próximos dias estão as capitais do Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
CARTILHA - Os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública lançaram, no último mês, a primeira edição da publicação “Consumidor Turista”, que reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo e que pode garantir melhores experiências aos turistas. As primeiras três edições da publicação são voltadas ao setor aéreo, que se subdivide em antes, durante e depois da viagem. A publicação conta com a colaboração da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Acesse AQUI.
SELO TURISMO RESPONSÁVEL – O Selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança. A iniciativa estabelece protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações aos turistas. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 29 mil estabelecimentos turísticos do país. Saiba mais AQUI.
Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo